domingo, 27 de julho de 2014

Experimento: Extintor de incêndio


EXPERIMENTO: EXTINTOR DE INCÊNDIO



Material necessário:    
- Bicarbonato de Sódio,
- Vinagre,
- uma vela
- uma jarra de vidro transparente

Posicione a vela dentro da jarra e a ascenda (obs: A vela tem que ficar inteira dentro da jarra). Adicione meio copo de bicarbonato de sódio à jarra e, após isso, adicione um copo de vinagre, com cuidado para não derramar sobre a vela. A mistura de vinagre e bicarbonato vai borbulhar e fazer um pouquinho de espuma, após isso, a vela vai apagar sozinha.

O que aconteceu:
O vinagre possui em sua composição ácido acético, de fórmula H3CCOOH, que reage com o bicarbonato de sódio (NaHCO3), um sal básico, formando acetato de sódio e ácido carbônico, de acordo com a equação:
H3CCOOH + NaHCO3 --> H3CCOONa + H2CO3

O ácido carbônico (H2CO3) é instável e se decompõe em gás carbônico e água, pela reação:
H2CO3 --> H2O + CO2

A vela só queima devido à presença de gás oxigênio, o gás carbônico formado na reação, por ser mais denso que o gás oxigênio, o expulsa do recipiente, por isso a vela apaga. Inclusive, se você tentar ascender a vela novamente após 1 ou 2 minutos, não conseguirá, pois ainda haverá muito gás carbônico na jarra.


A combustão é resultado da união do oxigênio com outras substâncias. Os extintores usuais funcionam removendo um dos ingredientes essenciais para a combustão -o oxigênio. A reação entre o bicarbonato de sódio e o ácido acético (vinagre) produz o dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um gás incolor, inodoro e mais denso do que o ar. À medida que se vai formando dióxido de carbono, a partir da reação, este vai ocupando um volume cada vez maior, no fundo da jarra. Num determinado instante, o nível de dióxido de carbono passa a altura da vela menor, deixando de existir uma concentração de oxigênio suficiente para a combustão, apagando assim a vela. Com o decorrer da reação, o nível de dióxido vai aumentando até chegar à altura da vela maior, apagando esta igualmente.

2 comentários: