quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Energia eólica

Energia Eólica
Saiba o que é, definição da palavra e links relacionados
 
Aerogerador: captação da energia dos ventos
Definição

Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente). 
Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica. 
Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém deste tipo de fonte. Porém, o potencial para exploração é grande.

Como funciona a energia eólica?


Energia

Acompanhe a explicação pelo infográfico.


O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. E não pense que o ideal écontar simplesmente com ventos fortes. "Além da velocidade dos ventos, éimportante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões", diz o engenheiro mecânico Everaldo Feitosa, vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica.
O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e, embora hoje o vento seja responsável por míseros 29 megawatts (MW) dos cerca de 92 mil MW instalados no país, há planos ambiciosos para exploração dessa fonte de energia. Apoiado no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), lançado pelo Ministério de Minas e Energia, o Brasil pretende atingir, em 2008, cerca de 1.500 MW gerados pelo vento - um terço disso será instalado no Ceará e deve suprir mais da metade da demanda do estado.
O que impede a instalação de mais centrais eólicas ainda éo preço. A energia gerada por uma central eólica custa entre 60% e 70% a mais que a mesma quantidade gerada por uma usina hidrelétrica. Por outro lado, a energia do vento tem a grande vantagem de ser inesgotável e causar pouquíssimo impacto ao ambiente.

Quais são os Benefícios?
Ar mais limpo é somente uma das razões para aumentar o papel da energia eólica na nossa mistura de provisão. Vejamos algumas outras boas razões:
• A energia eólica preserva recursos hidráulicos

• A energia eólica é compatível com outros usos de terreno e pode servir como auxílio ao desenvolvimento econômico rural.

• A energia eólica não produz emissões perigosas, ou resíduos sólidos tóxicos.

• A energia eólica é completamente renovável, altamente fiável e muito eficiente.

• A energia eólica é uma das fontes mais econômicas da nova geração de eletricidade em grande escala.

• A energia eólica está a tornar-se ainda mais econômica na produção à medida que se atingem economias de escala e os preços de eletricidade aumentam.

• A energia eólica é favorável ao emprego e criação de postos de trabalho.

• A energia eólica apoia o crescimento econômico

• A energia eólica gera turismo a comunidades locais.

• A energia eólica cria receitas alternativas a agricultores que arrendem a sua terra.

• A energia eólica compensa as emissões de outras fontes de energia, assim reduzindo a nossa contribuição para as alterações climáticas globais.

• A utilização de vento para produzir energia suficiente para mais de 200 casas (2,000,000 de quilowatt-hora) de eletricidade em vez queimar carvão deixará 900,000 quilogramas de carvão na terra e reduzirá emissões de gás de estufa anuais em 2,000 toneladas. Isto tem o mesmo impacto positivo que tirar 417 carros da estrada ou plantar 10,000 árvores.


Leia mais sobre Energia Eólica
Leia mais sobre Centrais Eólicas

Desvantagens da Energia Eólica

A principal desvantagem da energia eólica deve-se à pouca fiabilidade que o factor vento merece. Em muitas áreas, a força do vento é demasiado fraca para sustentar uma turbina eólica, e é por isso que o uso de energia solar ou geotérmica pode ser uma boa alternativa. Os aerogeradores eólicos fornecem geralmente bastante menos electricidade do que as estações movidas a combustível fóssil, sendo preciso instalar muitas turbinas para que a energia produzida surta algum efeito.
A construção de aerogeradores eólicos pode tornar-se muito dispendiosa em torno da complexidade dos sistemas e durante o processo de construção. A poluição sonora dos aerogeradores eólicos comerciais é, por vezes, similar à que produz um pequeno motor a jacto. Isto não terá importância nenhuma se você viver longe das turbinas, onde não oiça ou mal consiga ouvir o barulho produzido, mas… e se você tiver que viver a apenas alguns metros das turbinas? Esta é uma enorme desvantagem!
Quando se quer desenvolver um projecto de energia eólica numa zona rural, habitualmente surgem protestos ou petições contra.  As pessoas sentem que as regiões rurais devem permanecer para sempre intactas, para que todos possam apreciar a sua beleza.
Dê uma vista de olhos nas ‘Vantagens e Desvantagens da Energia Eólica’, onde são descritas as principais vantagens e desvantagens da energia eólica no ambiente circundante, e a fiabilidade em geral dos aerogeradores eólicos
Links relacionados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário