Jogos sobre a tabela periódica
Quais são estes elementos? Participe da brincadeira!
O estudo da Tabela periódica através da “decoreba” já ficou
ultrapassado. Este método foi muito usado por professores e consistia na
tarefa do aluno em memorizar todos os elementos e seus respectivos
símbolos atômicos. Como se não bastasse, eram cobrados também a ordem em
que aparecem: família e período. Em alguns casos, o aluno tinha que
saber de cor a massa e número atômico, ou seja, ao menos que este seja
um gênio da memorização, é impossível dizer ao pé da letra as
propriedades de todos os elementos.
A dificuldade de memorizar estes critérios se explica pela enorme variedade de elementos presentes na tabela, uma vez que já somam 114 e com o passar do tempo são descobertos novos, por isso este método de aprendizagem, exposto acima, fica ultrapassado.
Mas eis aqui uma idéia que pode revolucionar as aulas de química: um jogo envolvendo os elementos químicos presentes na Tabela. Não se trata de decorar e sim de aprender o porquê da posição e nomenclatura adotados, para isso é preciso saber o seguinte:
- A nomenclatura que provém do latim foi adotada de acordo com critérios internacionais, sendo que os elementos da Tabela Periódica são reconhecidos em qualquer língua ou alfabeto, ou seja, o símbolo é o mesmo em qualquer país.
- O símbolo é a letra inicial maiúscula do nome latino do elemento, seguida, se necessário, de uma segunda letra minúscula, por exemplo: o Cromo é representado por Cr porque já existia outro elemento com símbolo C, o Carbono.
- Os elementos se organizam em períodos e famílias de acordo com suas propriedades, como se vê, não é preciso decorar para saber a posição que o elemento ocupa na Tabela basta saber sua classificação: metal, semimetal, ametal, gás nobre, etc.
Montagem do jogo
Material
- Caixa fechada com abertura pequena na parte superior (caixa de sorteio);
- Fichas com símbolos dos elementos.
Observação: Faça você mesmo as fichas, recorte retângulos utilizando papel cartão e escreva neles os símbolos dos principais elementos.
Regras do jogo
Os alunos devem ficar em círculo para visualizarem melhor a brincadeira que pode ser realizada com um aluno em individual ou em equipe. Adotando a primeira opção, o professor tem a oportunidade de avaliar a dificuldade de cada aluno, agora, em equipe é possível observar o trabalho conjunto. Para ambos siga os passos:
1. Peça a um aluno que retire de dentro da caixa uma ficha, este (ou a equipe) terá que dizer o elemento que corresponde ao símbolo, como ele se classifica e a qual família pertence.
2. Se o aluno não souber, o professor responde à pergunta e aproveita o espaço para explorar o conteúdo, por exemplo, se o elemento for o Ferro pode-se esclarecer sobre as propriedades e por que este elemento é classificado como metal.
3. Ao final da brincadeira, como forma de incentivo aos estudos, seria interessante premiar os alunos que se saíram melhor com brindes como: caixas de bombons, canetas ou agendas.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
A dificuldade de memorizar estes critérios se explica pela enorme variedade de elementos presentes na tabela, uma vez que já somam 114 e com o passar do tempo são descobertos novos, por isso este método de aprendizagem, exposto acima, fica ultrapassado.
Mas eis aqui uma idéia que pode revolucionar as aulas de química: um jogo envolvendo os elementos químicos presentes na Tabela. Não se trata de decorar e sim de aprender o porquê da posição e nomenclatura adotados, para isso é preciso saber o seguinte:
- A nomenclatura que provém do latim foi adotada de acordo com critérios internacionais, sendo que os elementos da Tabela Periódica são reconhecidos em qualquer língua ou alfabeto, ou seja, o símbolo é o mesmo em qualquer país.
- O símbolo é a letra inicial maiúscula do nome latino do elemento, seguida, se necessário, de uma segunda letra minúscula, por exemplo: o Cromo é representado por Cr porque já existia outro elemento com símbolo C, o Carbono.
- Os elementos se organizam em períodos e famílias de acordo com suas propriedades, como se vê, não é preciso decorar para saber a posição que o elemento ocupa na Tabela basta saber sua classificação: metal, semimetal, ametal, gás nobre, etc.
Montagem do jogo
Material
- Caixa fechada com abertura pequena na parte superior (caixa de sorteio);
- Fichas com símbolos dos elementos.
Observação: Faça você mesmo as fichas, recorte retângulos utilizando papel cartão e escreva neles os símbolos dos principais elementos.
Regras do jogo
Os alunos devem ficar em círculo para visualizarem melhor a brincadeira que pode ser realizada com um aluno em individual ou em equipe. Adotando a primeira opção, o professor tem a oportunidade de avaliar a dificuldade de cada aluno, agora, em equipe é possível observar o trabalho conjunto. Para ambos siga os passos:
1. Peça a um aluno que retire de dentro da caixa uma ficha, este (ou a equipe) terá que dizer o elemento que corresponde ao símbolo, como ele se classifica e a qual família pertence.
2. Se o aluno não souber, o professor responde à pergunta e aproveita o espaço para explorar o conteúdo, por exemplo, se o elemento for o Ferro pode-se esclarecer sobre as propriedades e por que este elemento é classificado como metal.
3. Ao final da brincadeira, como forma de incentivo aos estudos, seria interessante premiar os alunos que se saíram melhor com brindes como: caixas de bombons, canetas ou agendas.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais! Memorando da Tabela Periódica
Na minha casa tem elementos químicos
Adivinha com a tabela periódica
Complete a tabela com o símbolo e a aplicação de substâncias que contém o elemento.
Cruzada com os elementos da tabela periódica
http://www.quimica.net/emiliano/crosswords/tabela-periodica/index.html
Jogo com os elementos químicos
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/8350/open/file/abundancia.swf?sequence=4Frases de memorização da tabela
Tabela Periódica-Família 1A: H, Li, Na, K, Rb, Cs, Fr
- "Oh! LiNa Ker o Rabo do Cesar Frito"
- "Hoje li na caras roubaram Cesar Franco"
- "Hoje li na Cama Robinson Crusoé Francês"
- "Hoje Li na quer roubar cesta de frutas"
- "Oh! Linak roubou césio da França!"
- " Hoje Li Na Karas que Roberto Carlos é Frango
- " Hoje Li Na Karas que o Rubinho Casou na França
- " Hélder LiNaK Roubou César na França
- "Bela Magrela Casou com Senhor Barão Rabugento*"
- "Beba Magnesio Calcificado Sr. Barão*"
- "Bela Magrela Casou com Senhor Barata Raquítica*"
- "Bebi Leite de Magnésia, Caguei Seriamente, o Banheiro Rachou*"
- "Bebi Leite de Magnésia, Caguei Sr. Barrão*"
- "Beijei Margarida na Casa do Senhor Barão Raposo*"
- "Bela Magrela Casou com Senhor Barata*"
- "Bela Margarida Casou-se (com) Sr. Barão Ratão"
- "Bela Magrela Casou com Senhor Barão Raquítico*"
- "Bial ganhou In Talão"
- "Bom Aluno Ganha Informação Total
- "Bom Almirante Ganhou Inúmeros Títulos"
- "Bem, Algum Gato Invadiu o Telhado"
- "Bom Aluno GArante INteligência e TaLento"
- "Bozo, alegria da garotada e inimigos dos trapalhões"
- "Baleias alagadas gastam inúmeras toalhas"
- "Brasil aluga garagem internacional da Itália"
- "Boa Alimentação Garante InTeLigência"
- "Bandeide, Algodão, Gaze, Injeção e Tylenol"
- "Baleias Aladas Gays Invadiram a Tailândia"
- "Coisa Singela Sem Problema"
- "Comi Siri Gelado Sem Problemas"
- "Comi Siri Gelado no Sanitário Público"
- "Com silêncio geral sanamos problemas"
- "Casamento silencioso gera estranhos problemas"
- "Com Silicone Geraldão Snobou a Plebe"
- "Nunca Pude Assistir Suruba de Bicha"
- "Nunca Pude Assistir Sabrina Bisteca"
- "Não Pude Assistir Sábado Biologia"
- "Não posso assimilar substâncias biológicas"
- "Não Posso Assinar Sobre a Bíblia"
- "Novo papa assistiu substituição bispal"
- "Naldo participa assiduamente suruba de bichas"
- "Não passe assim o sábado bicho"
- "Nossos Professores Assistiram Suruba de Bichas"
- "Nossos Professores de Assistência São Bichas"
- "Não Perturbe As Sábias Bibas"
- "Não Pode Assar Sabão com Bife"
- "Não Posso Assistir Sbt com a Bianca"
- "Os sete Polacos" (Ou Poloneses para brasileiros)
- "OS Sete Porquinhos"
- "Os Seus Seios Tem Pontinhos"
- "O Sangue do Senhor Tem Poder"
- "Forte (ou Fraco) Clube Brasileiro, Indiscutivelmente Atlético"
- "Fracos Calouros Burros Idiotas Atrasados"
- "Folclore Brasileiro Irmão do Ateneu"
- "Fica Claro que a Brahma Imita a Antártica"
- "Flamengo Clube Brasileiro Inicia o Ataque"
- "Fui claro, breve I atencioso"
- "Fui claro, Brasil irá atacar"
- "Foi Clovis Bornay que Incendiou Atenas"
- "Ficou Claro que o Brasil Ia Atolar"
- "Hélio Negou Ardentemente Cravar a Xereca da Renilda"
- "Helio Negão Arregaçou Kruelmente a Xereca da Renata"
- "Hélio Negou Arma a Kruger, Xerife dos Renegados"
- "Hélio, Nélio e Arnaldo Kréu na Xereca da Rainha"
- "Hércules Nenhum Arranca Kriptonita de Xerife Ruim"
- "Hélio Negou Arrancar a Kreca da Xereca de Renata"
- "Hélio Negão Arrotou Croquete Cheirando Rabanete"
- "Hélio Nem Argumentou: Kréu na Xeca da Renata"
- "Hélio Negão Arrumou Krack para Cheirar em Rondônia"
- "Helena Neves Armou o Crime Xerloque Rolnes"
Nenhum comentário:
Postar um comentário